quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Marco das Três Fronteiras (Br.)

ora aqui está um daqueles (poucos) topónimos que fala por si próprio. situado no Estado do Paraná, junto à foz do Iguaçu, o local assinala o ponto em que confluem os limites territoriais de três países: o Brasil a norte, a Argentina a sul e o Paraguay a oeste. estes limites são ditados pela confluência do Rio Iguaçu, que divide Argentina e Brasil, com o Rio Paraná, que separa, por sua vez, Argentina e Brasil do Paraguay. esta conformação de fronteiras, como ensina o brilhante guia Marlon Schunk, só acontece em mais dois casos: a fronteira Áustria-Alemanha-Suíça e a fronteira Laos- Burma-Tailândia.
a toponímia está marcada em toda a região pela influência dos povoadores aborígenes, de língua guarani: "Iguaçu", "água, ou rio, grande"; "Paraguay", "rio dos papagaios"; "Paraná", "rio veloz" ou "rio caudaloso", enfim, um nunca mais acabar de nomes de uma musicalidade única.
mas ao contrário da Galiza e Portugal, em que os povoadores primitivos que deram nome aos rios desapareceram há milénios, os guaranis ainda se vêem por estas paragens do Parque Natural do Iguaçu.

Um comentário:

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiii°°°

achei muito interessante
esse texto,sou de foz e realmente marco 3 fronteiras é demais mesmo.

xau-xau°°°°