domingo, 10 de dezembro de 2017

Coselhas, Portela da Cobiça e Calhabé (Coimbra)

a toponímia serve também para congelar formas dialetais. o que hoje nos soa como estranho e até engraçado era a maneira como se falava numa determinada região, concelho, cidade ou freguesia, à data da formação do topónimo. é o caso de "Coselhas", que significa "Caselhas", casas pequenas ou casebres. corresponde às castelhanas "Casillas".
também me causava alguma curiosidade a "Portela da Cobiça", ponto alto da cidade de Coimbra, onde se chega por uma ladeira bastante inclinada. afinal de contas, a "Cobiça" não passa de uma "Cabeça", ponto alto ou lugar alto. a pronúncia da época, na região, fez o resto.
Quanto a Calhabé, o lugar ou zona da cidade de Coimbra, junto ao estádio Cidade de Coimbra, deve o seu nome a uma personagem popular do século XVIII, por alcunha "O Calhabé", conhecido pela sua devoção a Dionisos e que frequentava um pequeno templo, quero dizer taberna, que por ali havia naquela altura. diga-se que, então, o lugar ficava um bom bocado afastado da cidade.
embora os habitantes de Coimbra ainda saibam onde é o Calhabé, esta zona, hoje da cidade, alargou-se e tomou o nome da igreja, e depois freguesia, de São José.

Nenhum comentário: