sexta-feira, 31 de julho de 2020

Senhor Roubado

o "Senhor Roubado" é um local e um monumento situado na antiga estrada real que ligava Loures a Lisboa, numa bifurcação "em que a via esquerda ligava à Póvoa de Santo Adrião, Mealhada, Loures e Torres Vedras, enquanto a via da direita, atual Rua do Senhor Roubado, ligava à vizinha povoação de Odivelas".  nessa bifurcação situa-se um monumento interessante de planta trapezoidal, onde se ergue um padrão.
"vários autores encaram o monumento do Senhor Roubado (construído em 1744) como uma consequência natural e linear de um roubo cometido em 1671".
"na manhã do dia 11 de maio de 1671 o pároco da Igreja Matriz de Odivelas deparou-se com a sua igreja roubada e profanada. o sacrário, local mais importante da igreja, havia sido violado bem como roubadas as hóstias consagradas, consideradas corpo e sangue de Jesus.

além deste crime, o ladrão mostrara o mais perfeito desrespeito para com as imagens, principalmente para com a Virgem e o Menino Jesus, já que as despiu. 
este ato de desrespeito originou um grande sentimento de revolta (...).  os roubos às igrejas eram  frequentes,  mas  os ladrões ficavam-se apenas pelas esmolas e pelos candelabros e outras peças de ourivesaria sem grande importância religiosa".

o culpado confesso terá sido "António Ferreira, um trabalhador agrícola, que foi apanhado a roubar galinhas no Convento de Odivelas. encontraram no bolso uma cruz que logo os padres da Paroquial e uns ourives declaram ser de um dos vasos furtados. sob tortura confessou o crime e declarou que não havia mais cúmplices para além dele, ilibando desta forma os judeus (que até aí eram apontados como os verdadeiros autores). confessou também onde tinha escondido o remanescente do furto que foi de imediato resgatado".

Padrão do Senhor Roubado | CM Odivelas


(o texto baseia-se na obra "O Monumento do Senhor Roubado em Odivelas, de João Miguel Simões, 2000, in: https://www.academia.edu/1785295/O_Monumento_do_Senhor_Roubado_em_Odivelas?email_work_card=view-paper).

(a foto é da Câmara Municipal de Odivelas).

Nenhum comentário: