os topónimos terminados em "-eses" ou "-ezes" referem-se, regra geral, à proveniência geográfica da população que lhe deu o nome. a terminação "-eses", de origem leonesa (como "portugueses", "franceses", "ingleses") indica que o topónimo - bem como a migração populacional a que se refere - é da época medieval tardia. a terminação "-ense", hoje mais usada, embora linguisticamente menos evoluída, é de origem recente e foi introduzida pelos eruditos. de tal jeito que toda a gente que se preza é alguidarense, parvalheirense e assim por diante.
"-eses" é a evolução galego-portuguesa e leonesa para a terminação latina "-ensis". assim sendo, a grafia correcta será "-eses". no entanto, até não há muito tempo, escrevia-se "portuguezes", "francezes", "inglezes", "chinezes", sem que daí viesse mal de maior à segurança pública - e sem que esta nota constitua um incentivo a que se escreva à vontade dos fregueses.
estou para saber como se auto-denominam os habitantes de "Abraveses", "Astureses", "Cambeses". e assim por diante. será "abravesenses", "asturesenses", "cambesenses"? se assim for, é um curioso pleonasmo.
exemplo de topónimos em "-eses":
Abraveses ou Abravezes (Pt.) - como a terra em si tem uma longa História, o topónimo corresponde a um re-povoamento, por gente oriunda de "Abrav..."
Astureses (Gz.) - gente oriunda das Astúrias. com o mesmo significado existe "Estorãos" (Pt.)
Cambeses (Pt. e Gz.) - gente oriunda de "Camb..." como há vários topónimos em "Cambas" (Cambas, Ribeira de Cambas, Santana de Cambas, Vilarinho de Cambas,...) e existe "Cambás" (Gz.), todos muito antigos, é difícil saber a qual deles se refere o termo "Cambeses", embora a origem mais nortenha seja a provável. com o mesmo significado existem os topónimos Cambões (Pt.) e Cambeiros (Pt. e Gz.) - palavras que, retiradas do seu contexto toponímico, significam outra coisa.
Canaveses -
Gemeses ou Gemezes (Pt.) - gente oriunda de Gemes (Pt.) ? este topónimo está ainda longe de ser pacífico.
Guilhadeses (Pt) - gente oriunda de Guilhade, na Galiza
Lanheses (Pt.) - gente oriunda de Lanhas. há Lanhas em Portugal e na Galiza. a proveniência galega é a provável. ou será gente oriunda de Lanha (Gz.)?
Marco de Canaveses (Pt.) - ver Canaveses
Meneses ou Menezes (Pt.) - gente oriunda de Mena (Astúrias, Es.)
Merideses ou Meridezes (Pt.) - gente oriunda de Mérida (Extremadura, Es.). com o mesmo significado existe "Meridãos" (Pt.).
Repeses ou Repezes
Urgeses ou Urgezes (Pt.) - ver Comentº.
Um comentário:
é verdade- o que torna difícil decifrar o topónimo de origem.
Postar um comentário