sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

irivo

Irivo é um dos muitos topónimos da região do vale do Sousa cuja origem se perde na mais remota antiguidade. Machado (2003, v. 2) regista-o com a grafia "Erivo", embora se conheça registada a forma "Eriva". documento do séc.18 refere que "esta freguezia de São Vicente de Eriva fica na província de Entre Douro e Minho pertence ao Bispado do Porto, he da comarca de Penafiel, termo da mesma cidade[...] Passa pelo meyo desta freguezia o rio chamado Sousa cujo nascimento tem para as partes de Basto perto da Lixa, que daqui dista quatro legoas, e meya pouco mais ou menos". o topónimo tem uma sonoridade pré indo-europeia, o que na linguística hispânica pode significar uma afinidade com o euskera.

2 comentários:

O disse...

A Serra do Iríbio está no oriente da Galiza entre os concelhos de Triacastela, Pedra Fita e Samos. Os falantes da zona chamam-lhe ao monte Iríbio, O Iríbio.
Foi recolhido na toponímia oficial como Oríbio (a semelhança de Oporto?), esta forma Oríbio está já mui consolidada.

Tomás disse...

O monte que fala o outro comentário,na Galiza e entre os concelhos de Triacastela, Pedra-Fita e Samos, tem por nomes no lugar estes: Oribio, Eribio e Eiribio. Fazer notar que nesta parte da Galiza faz-se em -io o que noutros lugares faz -o, dai que seja em tudo o mesmo topónimo.
No tombo de Samos (século VIII/XII) corre, as mais das vezes, como "alpe Eripio"