terça-feira, 12 de novembro de 2019

Cordinhã

Cordinhã é uma freguesia do concelho de Cantanhede, assim como Ourentã, à qual é contígua.
o nome "Cordinhã" supõe uma forma anterior Cordiniana, o que indica uma relação de parentesco com uma Cordinia, da qual derivará populacional e etimologicamente. 
mais uma vez, parece que uma população galega foi chamada a repovoar a região, neste caso gente da povoação de Cordinha de Abaixo, ou Cordiña de Abaixo, como queiram, junto a Banhos de Molgas, ou Baños de Molgas, no sul da Província de Ourense, na bacia do rio Lima, ou Limia, não muito longe de Alhariz ou Allariz.
por conseguinte, Cordinhã significará "gente que veio de Cordinha", ou "gente de Cordinha" ou Cordiña.

não esqueçamos que uma das tarefas dos primeiros reis de Portugal foi a de repovoar terras abandonadas ou esvaídas de população. e que um dos principais recursos populacionais foi a Galiza, para além, em menor número,  de Astúrias, Castela, País Basco e Navarra, como se prova pela respetiva tradução toponímica (Galegos, Galizes, Golegã, Estorãos, Castelões, Biscaia, Biscainho, Nafarros, Navarra, etc). a diferença é que, sendo muito mais numerosos e nossos afins, os galegos não se contentavam com o nome genérico "galegos", utilizando muitas vezes a referência à específica terra de origem,

Nenhum comentário: