segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Baleias

É claro que não vou falar de certas senhoras nem das amigas delas. seria uma rudeza e uma falta de urbanidade tremenda. era do jeito que se tornavam anoréticas. vou mesmo falar desse cetáceo grande, grande, que tem saudade da terra. tanta, que gosta de vir à praia ou entrar rio Tamisa dentro, ou outro rio qualquer, pra morrer na frente dos cameramen ou de quem lá estiver. é um mamífero com muito mais mistério do que fazer dele o que fazem. banha de baleia e creme de cosmético é destino que nenhum desses animais merecia mesmo. o seu fascínio pessoal e de raça fez com que a gente do litoral lhe roubasse o nome para o botar em muitas terras junto do mar.
desta vez bicho é mesmo bicho, e essas terras ou tomam dele o nome ou de qualquer atividade com ele relacionada. há quem defenda que a baleia é parente próxima do hipopótamo. bom, pode ser. é. mas não existe nenhuma terra com nome de Hipopótamo.

aqui vão alguns desses topónimos:



Atouguia da Baleia
Balaia
Balea (Gz.)
Baleal
Baleo (Gz.)
Baleeiro
Casais do Baleal
Cova da Balea (Gz.) (ver Comentº)
Ilha da Baleia (Br.)
Ponta Baleia (STP)
Ponta da Baleia (Aç.)
Praia da Baleia (Br. e Pt.)
Praia da Balela
Praia do Baleal
Praia do Osso da Baleia (ainda assim, este topónimo não será tão claro quanto parece. ver Comentº)
Vale da Baleia



por estranho que seja, as Ilhas Baleares não devem pertencer a esta colecção, muito embora o frequente convívio com as baleias tenha contribuido para modelar-lhes o nome e o sentido. certos topónimos foneticamente muito próximos, como Baleira, derivam de Vale, com aquela pronúncia inconfundível da minha terra e de todo o norte da Península

5 comentários:

Anônimo disse...

Por aquí temos próxima a praia da Cova da Balea en Aldán (Cangas do Morrazo-GZ) Parabéns pelo blogue

Jo Lorib disse...

1º-Gosto delas também assim , espetam menos
2º- Osso de baleia é uma expressão que faz sentido em inglês , "whalebone" , é a nossa popular barbatana ou barbas de baleia , um osso caracteristco desse mamifero e muito valioso comercialmente até a invenção do plástico, talvez esse lugar , que não conheço tenha origem inglêsa.Valeria a pena investigar.
Abraços

josé cunha-oliveira disse...

pode ser. mas a questão é que esta praia fica por aqui, no Centro de Portugal, na Mata do Urso. e muitas vezes há confusão entre Urso e Osso, na Toponimia. só isso. mas essa hipótese tem muito senso comum.
aquele abr.

Jo Lorib disse...

Não vejo que sentido faria o "urso de baleia" .
Outra hipotese é o formato caracteristico do osso ser aparentado com alguma formação geológica da praia.
Mas aguardo sua idéia.
Mais abraços

josé cunha-oliveira disse...

não disse que faria sentido. a sua sugestão é a minha hipótese.
pode, porém ser Praia do Urso, a que se juntou depois a Baleia quando o urso passou a osso. mas será uma possibilidade rebuscada e a toponímia não gosta disso
aquele abr. :-)