sábado, 21 de janeiro de 2006

Os Ninhos do Açor

O topónimo Açor ocorre em lugares elevados e ponteagudos, com vales profundos, como é o caso da Serra do Açor, entre a Estrela e a Lousã. muita gente relaciona este topónimo com a existência de belos exemplares desta ave de rapina apreciadora de lebres, pombos e perdizes. em alguns casos pode suceder que os açores procurem estas paragens, dada a morfologia e a orografia destes locais. mas não é certo que seja sempre assim, pois há-de haver Açores onde esta ave não existe e há-de haver açores em lugares que não levam esse nome. já foi notado o parentesco linguístico entre "Açores" e "Astúrias". quanto ao Arquipélago dos Açores, parece que a ave em causa, afinal de contas, é o milhafre. mas merece ser dito que outra certeza não há, e que os Açores são ilhas vulcânicas com picos abruptos.
nisto da toponímia as possibilidades de cultivar a imaginação, mesmo a delirante, são tantas que até há quem veja "zorras" (zor-) ou raposas onde, coitadas, não teriam como tomar o seu cafezinho da manhã nem como apreciar uma coxa de galinha.
convirá acrescentar que os orónimos e os hidrónimos são os topónimos mais primordiais. são aqueles lugares a quem foi dado nome antes de todas as outras coisas. casas, caminhos, povoados, pontes, quintas e quitandas, tudo isso tem nome depois, à medida que o homem se organiza e se distribui pela terra. por isso, pouco admira que a maioria dos hidrónimos e dos orónimos tenha nome pré-indoeuropeu. é assim que esses lugares no Brasil são na sua larga maioria tupi-guarani, pois quem chega primeiro é que bota o nome


alguns topónimos em "Açor":

Açor
Açôr
Açoreira
Açoreiro
Açores
Açorinho
Açureira
Assoreira (graf. alternat. - errada? - de Açoreira * )
Azor ou Açor (Gz.)
Azoreira ou Açoreira (Gz.)
Azoreiros ou Açoreiros (Gz.)
Foz do Açor (aqui "Açor" é hidrónimo. cf. "Sor" e "Soure". ver post "Hidrónimos ou Nomes de Rios")
Moita do Açor
Ninho do Açor
Poio do Açor (ver Comentº)
Região Autónoma dos Açores
Riazor ou Riaçor Gz.) (?) (ver Comentºs)
Ribeira do Açor
Serra do Açor (um pleonasmo, como Poio do Açor)
Vale de Açor
Vale de Açores



* "assorear" e "assoreamento" referem-se a um processo geológico ou de engenharia pelo qual se forma um depósito ou amontoado de terras, pedras ou areias, no fundo das barragens ou na foz dos rios (neste caso, dão origem aos "Cabedêlos" e às "Barras"). há homofonias muito curiosas que, ainda por cima se achegam no significado





7 comentários:

Jo Lorib disse...

Interessante este nome - " Poio do Acor", me diga o que significa poio ?
Abraco

josé cunha-oliveira disse...

"poio", neste caso, vem do latim "podium" e significa "outeiro", "monte", "penedia escarpada". nesse contexto, se eu tiver razão, e pelos vistos tenho, "poio do açor" será um interessante pleonasmo.
aquele abr.

josé cunha-oliveira disse...

a sua questão deu mais força à minha tese.
"podium", em latim, terá dado origem tamém ao topónimo "Piódão", uma aldeia muito badalada da Serra do Açor. é claro que numa serra tão íngreme não faltam os topónimos alusivos a essa condição.
"podium" deu também a palavra com que designamos aquele palanque de dois degraus e três lugares onde sobem os três primeiros classificados nas provas olímpicas. um dia, quem sabe, poderão subir um português, um galego e um brasileiro,por qualquer ordem...

cneirac disse...

Alguma ideia acerca de "Riazor"?

É o nome da enseada ou bahía da Corunha e da praia ou areia que há ao pé do passeio marítimo.

É possivel uma união de Rio/a + Açor?

Alguém tem escrito acerca de Rianjo de jeito análogo...

josé cunha-oliveira disse...

tirou-me o doce da boca...
Riazor tem-me dado que pensar
e tenho pensado desse jeito...
o problema é que não me sinto completamente seguro...
mas lá que parece, parece...

josé cunha-oliveira disse...

..e, no entanto, quem foi que disse que "ri" tem que ver com "rio"? duvido...
quer "riazor", quer "corunha" são termos muito antigos. nada nos diz que "ri" não é tão antigo como "azor". se é, não poderá ser "rio".

poio humano disse...

parabens pelo blogue