segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

angra dos reis

uma das mais antigas cidades do Brasil, Angra dos Reis, e seu atual município, foi descoberta por Gonçalo Coelho, em 06 de janeiro de 1502, dia de Reis, dois anos após o "achamento" do Brasil. no entanto, a região já era habitada pela tribo Goionás. em 1556 chegaram os primeiros colonizadores europeus, que se fixaram junto a uma enseada, de onde surgiria a povoação que se viria a tornar vila em 1608, com o nome de "Vila dos Reis Magos da Ilha Grande". em 1853, Angra dos Reis foi elevada a cidade.
ao largo de Angra há 365 ilhas, das quais se destacam, pelo interesse que despertam nos turistas, a ilha dos Porcos, as ilhas Botinas, a ilha de Itanhangá e a ilha Grande.

6 comentários:

Calidonia disse...

Angra provém de 'âncora'?

josé cunha-oliveira disse...

espero ter respondido, pelo menos como hipótese, no post seguinte.

Calidonia disse...

Na Galiza há um Ancoradoiro na freguesia de Louro (Muros). É possível aínda haver outros hidrônimos mas não há bases de dados públicas com esta microtoponímia.

No interior há Angróis (Santiago de Compostela) e Angradoira (Abegondo) mas não conheço os lugares como para afirmar se respondem a sítios de abrigo ou protegidos.

Obrigado pela resposta tão rápida.

Anônimo disse...

Pois! Eu até ia perguntar o que o galego tinha a ver com tudo isso... Mais adiante parece que vi algum vocábulo terminado por "on" (ou "om"?) em vez de "ão" e fiquei imaginando / a imaginar se haveria aqui então escritos na variante "mais pró-lusa" do galego (com uso do "ão" mesmo), além dessa de "ancoradoiro/angradoira/angróis"...
É bom o objetivo deste blogue; agora... "Eviro/Evira/Iviro" ter a ver com "Euskera"??!!??... (Não sei como/por que/para que os etimologistas encontram [inventam...] "certas" afinidades, supostamente, para eles [e só pra eles!], tão "nítidas"...
Apesar de tudo... este é um blogue galego, de um galego, para galegos, ou...???

josé cunha-oliveira disse...

apesar de "anónimo", o comentário, ou lá que é, parece-me duas cousas: a primeira é que tem o mesmo estilo e a mesma "qualidade" de outros "comentários" com o mesmo pseudónimo; a segunda é que este blogue o incomoda solenemente.
fico esclarecido.
e folgo que este meu trabalho lhe mereça tanto tempo e tanto esforço.

Anônimo disse...

Dia 06 de janeiro é dia de Reis no calendário litúrgico, por isso Angra dos Reis. Varios outros topônimos da costa brasileira semguem esta característica de serem "batizados" pela expedição de reconhecimento da costa do Brasil utilizando-se o calendário litúrgico (Rio de São Francisco, Cabo de São thomé, Bahia de Todos os Santos). Quando o local tinha uma característica muito diferente como no caso de Cabo Frio (pela temperatura das águas da região) ou Ilhabela, o "batismo" era mais criativo.
Um Abraço
Bruno, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil