quinta-feira, 5 de outubro de 2006

A Gândara


"Gândara" e suas variantes e diminutivos constituem um grupo de topónimos muito difundido em Portugal, na Galiza e nas Astúrias. tem o seu quê de desconcertante, na medida em que existe consenso no seu significado: "charneca", "terreno inculto e árido", "terreno arenoso e estéril", "zona baixa da montanha, rasa e pedregosa onde crescem torgas e giestas", "planície inculta, rasa, terreno pedregoso", "terreno alagado, arenoso, pantanal". terá origem no pré-indoeuropeu gand /kant, que se relaciona com o sentido de "pedra", "rocha" - como Canda e Cando (Gz.), Candeeiros, Candosa, Cantanhede, etc.
conheço, pelo menos, duas Gândaras a que esta explicação se pode aplicar com propriedade: a Gândara de Montedor (Pt., Viana do Castelo) e Gándaras de Budinho (Gz., Porrinho)
o problema é que, na sua imensa maioria, estes topónimos estão relacionados com uma frutuosa atividade agrícola e agropecuária - o que parece um contra-senso.
no Centro de Portugal, espalhada pelos concelhos de Mira, Tocha, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, existe a Região Gandaresa, ou da Gândara, de intensa atividade agropecuária.
a verdade é que esta região, tal como as Gafanhas vizinhas, resulta da vontade do homem de transformar a natureza de acordo com as suas necessidades. nem sempre com os maus resultados de que por aí se fala...

exemplos:

A Gándara (Gz.)
A Gándara de Guilharei (Gz.)
Fonte da Gándara (Gz.)
Gândara
Gândara de Montedor
Gândara dos Olivais
Gandarela
Gandarela de Basto
Gandarinhas (Pt. e Gz.)

Gandra (Pt. e Gz.) - é uma variante dialetal e não uma corrupção de "Gândara", como por aí se lê

Granda (Pt., Gz. e Ast.) - variante dialectal de "Gândara", "Gandra"
Grandela (Gz.) - diminutivo de "Granda"
Moínhos da Gândara
Salvador de Gandarela
S. Martinho da Gândara

Serra da Gandarela (Br.) - em Minas Gerais. desconheço o porquê da transposição deste nome



Um comentário:

josé cunha-oliveira disse...

"gandarão" significa "o habitante da Gândara", "aquele que veio da Gândara". o mesmo que "gandarês".