terça-feira, 21 de abril de 2009

carnota (Pt. e Gz.)

o topónimo Carnota é aparentado a topónimos das ilhas britânicas que contenhem o tema precelta karn/kern/korn, que significa "pedra, lugar abundante em pedras, pedregal".
as pedras (1) (2) são, de longe, o motivo mais frequente dos topónimos. não é raro que a mesma paisagem dê origem a topónimos vizinhos provenientes de línguas diferentes, mas com igual significado. e com isso sabemos a antiguidade relativa de cada um deles e, até, a gente que os batizou.

Carnota (Gz.) - concelho de Carnota (Sam Mamede de Carnota)
Carnota (Pt.) - concelho de Alenquer (Sant'Ana da Carnota)
Quinta da Carnota de Baixo (Pt.) - concelho de Vila Franca de Xira

2 comentários:

SMedeiros disse...

E Carnide? (Lisboa e Pombal)
2º me consta deriva de Karn também.

"A designação toponímica "Carnide" advém-lhe originariamente de um "Carn", tanque da purificação pertencente a um Santuário druídico do Culta Celta, que ficaria próximo do lugar de Carnide de Cima, nas margens da Ribeira do Pranto, o qual ainda no Século XVIII, era utilizado pelos vizinhos, para levarem o cereal destinado ao pão moído nas azenhas das linhas de água do Vale do Feto e do Vale da Cruz.
No Culto druídico, também se filia a tradicional feitura de "Mezinhas", destinadas à cura de doenças, aplicadas com ritos místicos, pelas pessoas mais antigas ainda crentes nos seus efeitos mágicos inexplicáveis. Em documentos arquivados na Torre do Tombo, designadamente na carta testamentária de D. Afonso Henriques, datada de 1167, bem como no Foral de Leiria, aparecem iniludíveis referências a "Carnedi", tendo o topónimo antigo" Carnedo" evoluído para o actual "Carnide"...

In:
http://www.concelhodepombal.com/historiacarnide.htm#historia

Cumps

josé cunha-oliveira disse...

Carnide
Cornwall
Kern
etc., etc., etc.
por isso escrevi o post seguinte.
muito grato pela achega.