quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Chousas e Devesas - uma vez mais a ruralidade



é impressionante o peso da ruralidade na topononímia galego-portuguesa, e europeia em geral, traduzindo a longa supervivência da civilização saída do modelo de sociedade dito "neolítico". "chousas" e "devesas", simples, compostas e derivados, abundam no espaço galego e norte-português, indicando terrenos cercados, mas sem indicação de pertença individual ou familiar.
"chousa" é a evolução galego-portuguesa do latim clausa, isto é, "fechada", "encerrada", "cercada".
"por sua vez,"devesa" é uma idêntica evolução do latim defensa, quer dizer, "proibida", "interdita", "demarcada", "cercada", um souto ou uma carvalheira, um terreno fechado com árvores ou com pasto para o gado. ao fim e ao cabo, parece tratar-se de sinónimos, com a ressalva de que sinónimos só existem dentro de cabeças preguiçosas.
"devesa" encontra-se em França sob as formas "Devèze" e "Ladevèze".
em nenhum dos casos se refere ou indica "quem" proíbe, quem cerca, quem demarca - como se se trate de uma propriedade mais colectiva que individual ou familiar. há, claro, algumas excepções, como a "Chousa do Fidalgo", "Chousa do Henrique", e eventualmente outras.

exemplos:

A Chousa (Gz.)
Bairro da Chousa
Chausela - diminutivo de "Chausa", forma evolutivamente anterior de "Chousa"

Chousa (Pt. e Gz.)
Chousa das Agras (Gz.)
Chousa de Baixo
Chousa de Cima
Chousa de Soutelo (Gz.)
Chousa de Volta - será "Chousa Devolta"?
Chousa do Fidalgo
Chousa do Henrique
Chousa do Vale Caseiro
Chousa Nova
Chousas (Pt. e Gz.)

Chousa Velha (Pt. e Gz.) - na Galiza pode aparecer sob a grafia "Chousa Vella", sem alteração da oralidade

Chousela (Pt. e Gz.)

Chouselas - creio não andar longe da verdade se disser que "Souselas", anteriormente "Sauselas", é uma variante dialectal de "Chauselas" / "Chouselas". significaria, então, um conjunto de pequenos quintais ou de pequenas chausas ou chousas, o que parece mais de acordo com o local do que qualquer das explicações alternativas - que, aliás, não são muitas nem muito elucidativas. não sei quem escreveu isto, mas vejo que teve a mesma ideia que eu.

Chouso" (Pt. e Gz.)
Cruz de Chousa (Gz.)
Debesa (Gz.)
Devesa (Pt. e Gz.)
Devesas
Deveseira
Devesela (Gz.) - diminutivo de "Devesa"

Devesinha (Pt. e Gz.) - diminutivo de "Devesa". na Galiza pode encontrar-se a grafia "Devesiña", sem qualquer alteração da oralidade

Devesinhas
Entredevesas
Pia da Chousa
Quinta da Chousa
Rechousa
Vale da Chousa



Nenhum comentário: