segunda-feira, 19 de março de 2007

Salvaterra de Magos


fazem-me a pergunta: como interpretar o topónimo "Salvaterra de Magos"?
"salvaterra" significa "terra livre" (de impostos ou de outras obrigações). quanto a "magos", e tendo em conta a sua localização, a melhor explicação que encontrei é a origem celta, que aponta para o significado de "campo". seria, pois, o equivalente à forma moderna "Vila Franca do Campo", ou mesmo "Foros da Campina".
existem vários topónimos "Magos" aos quais se ajusta bastante bem a etimologia celta.

mas o "Forte dos Reis Magos", em Natal, no Brasil, já tem que ver com os lendários reis do Oriente que foram visitar o Deus-Menino: refere-se à época do ano em que aquela parte do Brasil foi descoberta. ver Comentº de Jolorib.

4 comentários:

Jo Lorib disse...

Os topónimos no litoral do Brasil são quase todos assim, nomeados pelo calendário católico, como Rio de Janeiro, Natal, Bahia de Todos os Santos e tantos outros. Abraços desde São Paulo.

Calidonia disse...

E Magalofes? Li em alhures alguma coisa relacionada com Megalo- (nom lembro bem) e com um significado de um terreo com grande diferença de alturas, com uma forte pendente ou dous planos distintos...

o viajante disse...

olá.
"magalofes" é quase seguramente um orónimo, ainda que tamém seja nome de rio.
há quem diga que é nome pré-latino, sendo que a primeira parte da palavra estaria relacionada com "monte", "colina". creio que está de acordo coa orografia do lugar. mas, por ora, nom sei mais que isto.
um abraço desde Coimbra

Calidonia disse...

Com efeito, existe o rio Magalofes, mas recebe o nome das terras onde nasce, montanha arriba. Abraços.