terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

fiolhal, funchal, funchalinho, funcheira, funchosa

"funcho" (Pt. e Br.), "fiuncho" (Pt. e Gz.), "fioncho" (Gz.), "fiolho" (Pt. e Gz.), "fionlho" (Gz.), e "fruncho" (Pt. e Gz.) são variantes dialectais da mesma palavra original latina foeniculus, que designa uma planta perene, aromática, de caule ramoso, flores amareladas e folhas em forma de agulha. ["fruncho" é a forma convergente de duas linhagens fonéticas diferentes, podendo referir-se ao "funcho" ou significar "furúnculo"].
a foeniculus vulgare Mill é uma umbelífera fortemente aromática, de aroma semelhante ao do anis, utilizada em culinária, em perfumaria e como aromatizante em bebidas espirituosas. de origem mediterrânica, está muito difundida na Macaronésia - Madeira, Canárias e Açores. tem várias designações que, em alguns casos se sobrepõem com as de outras plantas, pelo que o melhor é evitá-las.
planta muito ligada também à superstição, à magia e à medicina, o funcho usava-se antigamente pendurado à porta de casa para afugentar espíritos e o mau olhado. diz-se que trazer um pequeno rebento de funcho no sapato esquerdo protege das carraças, coisa que os menos cépticos atribuem ao facto de as carraças odiarem o cheiro do funcho. e trazer consigo um saquinho de sementes de funcho faz sentir-se protegido das doenças.


Barragem do Funcho

Fiolhais - de "fiolho", o mesmo que "funcho". lugares onde abunda o funcho ou fiolho

Fiolhal - ver "Fiolhais". é, pois, o mesmo que "Funchal"

Fiolhás (Gz.) - graf. altern.: "Fiollás"

Fiolheda (Gz.) - graf. altern.: "Fiolleda"

Fiolhedo (Gz.) - graf. altern.: "Fiolledo"

Fiolhosa

Funchal (Pt. e Gz.) - ver Comentº de Miguel. vários "Funchal, quer em Portugal quer na Galiza. uma curiosidade interessante é o facto de a cidade de Marathónas, ou Maratona, na Grécia, significar, precisamente, "funchal"

Funchalinho

Funcheira

Funcheiro (Pt. e Gz.)

Funchosa

Horta da Funcheira

Moinhos do Funcheiro

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

a denominação "funcho" também deve de existir na Galiza, dado que existem duas aldeias chamadas "Funchal", uma no norte do país (concelho de Valdovinho) e outra no sul (concelho de Tui). Também na zona do baixo minho galego (mas não lembro o concelho) existe um monte chamado "funchal". Descobrim o nome há alguns anos num mapa escala 1:25000. Chamou-me muito a atenção na altura, voltando à minha cabeça o assunto fiuncho/funcho com certa frequência. Na zona de Compostela, a voz empregue é fiuncho.
Um abraço.

josé cunha-oliveira disse...

obrigado polas achegas.
um abraço

Anônimo disse...

Hola Jose

Escriboche eu nacin nun poblo pequeno (hoxe ten úa casa con fumo) que se chama Roxíos.

Sabes algo da toponimia deste nome.

Un apreixo.

E muito obrigado