quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

o número sete na toponímia galego-portuguesa e brasileira



sete ventos, sete mares, sete partidas do mundo, sete pedras, sete quedas, sete rios, sete fontes.
o numeral "sete", além de traduzir um plural expressivo, indica simultaneamente um número de perfeição, de obra acabada. segundo se diz, é o número da eficácia da fala. nas tradições ocidentais, com Sua voz o Arquiteto Supremo concebeu e construíu o mundo em sete dias. sete dias tem a se(pti)mana e outros tantos cada fase da lua. sete é o número de estrelas que cada Ursa tem. sete, ainda, são os países celtas. Lisboa tem sete colinas. o gato tem sete fôlegos. e há quem tenha sete ofícios e quem não tenha nenhum. há os que na vida pintam o sete e há os que fazem da vida um bicho de sete cabeças. e a luz tem sete cores, sete notas tem a música. o ano que vem é dois mil e sete... e termino aqui o post porque vou levantar às sete!


Bairro de Sete Céus

Cête - povoação muito antiga, é uma vila do concelho de Paredes (Pt.). a grafia "Cête", em lugar de "Cete", é a que respeita a pronúncia local. não tem qualquer relação com o numeral "sete". ver Comentº de Nóbrega

Lagoa das Sete Cidades
Mata dos Sete Montes
Passa Sete (Br.)

Sete (Pt. e Gz.) - não creio que se trate do numeral "sete". de notar que no Languedoque existe a cidade de Sète (Fr.), que já foi grafada "Cette", e que em Portugal também existe "Cête" (ver acima)

Sete Alcarias - o mesmo que "sete (i. é, várias) aldeias", topónimo híbrido

Sete Bicas
Sete Caminhos
Sete Capelas
Sete Casas
Sete Castelos
Sete Cidades (Pt. e Br.)
Sete Fontes
Sete Igrexas (Gz.) - grafia integrada: "Sete Igrejas"
Sete Lagoas (Br.)
Sete Lagos (Br.)

Sete Léguas (Br.) - e no Brasil "Sete Léguas" é tamém uma marca de botas e alpergatas...

Sete Lombas (Br.) - é um sítio muito particular
Sete Pedras
Sete Quedas (Br.)
Sete Rios
Seteventos (Gz.)
Sete Voltas (Br.)

Setiais - há quem diga que significa "Sete Ais", pois que as condições do local favoreceriam a formação de eco, transformando um grito em sete. mas é uma explicação simplista e improvável. mais certo é tratar-se do plural de "seteal", um termo próprio da paisagem rústica, tal como o "Sete" isolado (ver acima)

Vilacete - ver "Vila Cete"
Vila Cete - forma antiga: "villa Setti" (genitivo de um antropónimo germânico)



6 comentários:

Unknown disse...

moi atenta estarei a este número sete.

:)

josé cunha-oliveira disse...

"sete e sete são catorze
com mais sete vinte e um
tenho sete namorados
e não gosto de nenhum" :p

...e há uma que eu conheço
qui en ayant mal à la tête
vira tudo do avesso
volta atrás e faz reset :)

Unknown disse...

ademáis es poeta!!!

:)

josé cunha-oliveira disse...

poizzz...

Anônimo disse...

Não vou muito à bola com a associação de Cête a sete. E começa mesmo pela pronúncia que os locais empregam à sua terra. No entanto, se os ouvirmos dizer o número soa diferente e próximo do que se diz em todo o norte.
Pelo contrário, a relação com a cidade de Sète (Cette na grafia antiga) já me parece mais evidente. Sabemos que aquelas paragens tiveram influência na formação da nossa identidade, uma vez que que os nossos antepassados germãnicos, apesar de nestas terras terem sido mais influentes sob o domínio da coroa (estando os Suevos subjugados pelos Visigodos) do que influência física e no terreno, foram os principais motores do processo de reconquista, depois de se terem refugiado nas montanhas da Galiza e das Astúrias, recorrendo muitas vezes aos seus primos da Septimânia, tamém eles godos... Mais uma vez o sete, mas aqui o nome foi dado pelos romanos. Qual a relação entre a cidade de Sète, o nome Septimânia e Cête? Se é que existe alguma relação?

Abraço,

Nóbrega

josé cunha-oliveira disse...

é claro que não estabeleço nenhuma relação entre Cête e Sete.
se lhe faço referência é porque agora é costume escrever "Cete" em lugar de "Cête, o que me parece um enorme disparate, como muitos que estão na moda.neste caso cria uma homofonia onde ela nem sequer existia.
quanto a "Sète" (Fr.) também não tem qualquer relação com o numeral "sete".
estou de olho na possível relação entre Cête" e "Cette", antiga grafia de "Sète".

um grande abraço.