segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Alba, Alva

é um dos topónimos mais antigos da Europa, e daí a sua presença dispersa um pouco por todo o lado. aparece sob a forma Abla, Alava, Alba, Alba de Tormes, Alba Facência, Alba Longa, Albânia, Alba Pompeia, Albe, Albé, Albion, Alpes, Alva, Alvão, Aube, Île d'Albe, Monte Albano, Mont'Alvão. muitas cidades da Itália etrusca tinham este nome, pelo que o topónimo é forçosamente pré-romano. não faz qualquer sentido fazê-lo provir do latim alba, "branca". significa "colina", "ponto alto", e, secundariamente, "castelo", "forte".

alguns topónimos em Alva.

Alban (Gz.)
Alpes
Alvinha
Barca d'Alva
Barroca d'Alva
Marialva - monte rochoso ou castelo na rocha
Montalvão - pleonasmo: monte-monte
Monte d'Alva
Penalva - castelo da pena
Penalva do Castelo - significa "castelo da pena do castelo"
Pisões de Ribeira d'Alva
Quinta do Alvão
São Pedro d'Alva




3 comentários:

Jo Lorib disse...

E os albicastrenses da cidade de Castelo Branco vão ficar furiosos com vc por terem um nome redundante (castelo - castelo ? ).
Desculpe a brincadeira ,mas como a região de Proença-a-Nova ,terra de origem de minha familia , está no distrito de Castelo Branco eu não resisto.

o viajante disse...

é no que dá as manias dos eruditos...
Castelo Branco é branco e não alvo.também já quiseram que fosse grego, Castra Leuka. mas...ele há coincidências: que quererá dizer "branco"? é só "claro", como "Montes Claros"? e isso quer dizer o quê? será assim tão claro? pode até ser...

intervortex disse...

Boas! Onde poderia conseguir mais informações a respeito? Meu sobrenome é Albé.
Obrigado e parabens!