quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Pisão, Pisóm (Gz.), Pisões

estes topónimos fazem referência a aparelhos, por vezes muito complexos, destinados a pisar azeitonas para fazer azeite. constam de uma construção só aparentemente tosca, em forma de casa, uma grande roda movida pela energia de uma queda de água e um sistema de engrenagens que transmite a força hidráulica à prensa do lagar. estas construções encontram-se na margem de um rio ou ribeiro, num troço propício ao aproveitamento da energia das águas (ver Comentº).

veja-se os seguintes:

Arruda dos Pisões
Outeiro dos Pisões
Pisanito (diminut. de Pisão)
Pisão
Pisãozinhos (diminut. plur. de Pisão)
Pisões
Pisóm (Gz.) - o mesmo que Pisão


5 comentários:

Jo Lorib disse...

Olá amigo .Interessante este tópico.
Gostaria de saber se "azenha" se refere à mesma coisa ou se é apenas a roda d'agua?Certamente é usado como topônimo.E "lagar" é usado também?
Lembro do meu avô usando esses termos.
Abraços

josé cunha-oliveira disse...

"azenha" é um termo de origem árabe e refere-se a um moinho de roda movido pela força da água. "lagar" é o tanque de pedra e a aparelhagem necessária para pisar azeitonas ou uvas.também se aplica o termo "lagar" ao conjunto da casa, do tanque e dos aparelhos e instrumentos necessários para fazer vinho ou azeite. de certo modo, o "pisão" é um "lagar" e sua "azenha".
Nota. em Portugal, "azeite" é especificamente o óleo extraído das da azeitonas, enquanto que em Espanha "azeite" é indistintamente qualquer óleo, desde os óleos de higiene até ao dos motores dos carros.confesso que não tenho presente se os nossos irmãos galegos distinguem os "azeites" como nós.

josé cunha-oliveira disse...

quanto a topónimos "azenha" e "lagar" é tópico que um dia abordarei. mas deixo-lhe aqui um exemplo de cada: "São João da Azenha" e "Lagares da Beira".
Aquele abraço

Anônimo disse...

Salvé
gostaria acresentando mais uma palavras, gostaria se alquem conhece pisoes nao para o azeite mas sim para "pisar" o linho.
deixo o meu contacto: lucianomachado @mail.optimus.pt

josé cunha-oliveira disse...

há, sim senhor, pisões para "pisoar" o linho